Começa propagada eleitoral nesta sexta-feira (16), JHC terá o maior tempo de televisão

15 de agosto de 2024 às 11:09
PROPAGANDA ELEITORAL

Foto: reprodução

Por redação

A propaganda eleitoral tem início nesta sexta (16) com a apresentação às eleitoras e aos eleitores das ideias e propostas defendidas por candidatas e candidatos que concorrerão às Eleições Municipais 2024. 

A publicidade das candidaturas pode ser feita na internet, na rua, na imprensa escrita, em casas, veículos e outros bens particulares a partir desta sexta. Já a partir de 30 de agosto até 3 de outubro também será veiculado o horário eleitoral gratuito, exibido nas emissoras de rádio e de televisão. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou na terça-feira (13) uma portaria com a tabela de representatividade dos partidos políticos, que será utilizada para calcular a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, além de determinar a participação nos debates das eleições de 2024.

Segundo a legislação vigente, o tempo de televisão é definido com base na quantidade de parlamentares em exercício na Câmara dos Deputados. Em Maceió, a única cidade de Alagoas que terá propaganda eleitoral na TV e no rádio, a coligação liderada pelo atual prefeito e candidato à reeleição, JHC, terá o maior espaço.

A candidatura de JHC reúne sete partidos: PL, Podemos, União Brasil, Progressistas, PRD, e a Federação PSDB/Cidadania, que juntos somam 246 parlamentares, sendo 99 apenas do PL.

Do lado da oposição, Rafael Brito aparece com a segunda maior representatividade, somando 196 deputados. Sua coligação inclui o MDB, a Federação Brasil da Esperança (composta por PT, PV e PCdoB), PSB, PDT e PSD, reunindo um total de 81 parlamentares.
Lobão, do Solidariedade, concorre sem alianças, o que lhe garante um tempo de propaganda reduzido, já que sua bancada conta com apenas sete parlamentares. 

Ainda assim, ele terá mais tempo que outros candidatos, como Lenilda Luna (UP) e Rony Camelinho (Agir), que sequer aparecem na tabela do TSE.