Surto de febre Orobouche em Palmeira dos Índios deixa autoridades em alerta

14 de agosto de 2024 às 16:55
SAÚDE PÚBLICA

Foto: reprodução

Por redação

O aumento dos casos de febre do Oropouche no município de Palmeira dos Índios, localizado na região do Agreste de Alagoas, levou à realização de uma reunião emergencial entre autoridades de saúde municipais e estaduais nesta terça-feira (13). Até o momento, 13 casos da doença foram confirmados, sendo 11 deles em aldeias indígenas.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios, as comunidades mais afetadas estão situadas na zona rural do município. Entre os casos confirmados, nove ocorreram na aldeia Fazenda Canto, um na Mata da Cafurna e outro na Cafurna de Baixo. Estes números representam 70% dos casos registrados em Alagoas, que já contabiliza 19 ocorrências da doença.

A febre do Oropouche é uma doença viral transmitida por mosquitos. O ciclo de transmissão ocorre quando os mosquitos picam uma pessoa ou animal infectado, mantendo o vírus em seu sistema e podendo transmiti-lo a outras pessoas através de novas picadas. Segundo o Ministério da Saúde, a doença pode ser transmitida tanto em ambientes silvestres quanto urbanos.

Os sintomas da febre do Oropouche incluem dor de cabeça, dores musculares e articulares, náuseas e diarreia, sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya. Diante do surto, as autoridades de saúde destacam a importância de reforçar as medidas de prevenção, como o uso de repelentes, redes de proteção e a eliminação de focos de mosquitos em áreas residenciais e rurais.