Marcelo Victor 'toma' de Renan Calheiros o título de melhor articulador político de Alagoas

12 de agosto de 2024 às 14:00
FOI PRO BAIXO CLERO

Foto: reprodução

Por Berg Morais 

Quando o assunto é poder algumas figuras despontam como as mais poderosas do momento, no entanto, há uma disparidade a respeito do tema. Existem casos de políticos que são influentes em Brasília, mas não possuem o mesmo respeito no seu estado natal, e vice e versa. Assim é o caso do senador Renan Calheiros (MDB), que possui grande prestígio na capital federal, mas anda “esquecido” em Alagoas. 

Esse esquecimento se dá a ascensão política do presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (MDB), que “tomou” de Calheiros o título de  melhor articulador político de Alagoas, comandando com mãos de ferro os Poderes Legislativo e Executivo, e influenciando diretamente em decisões do Judiciário. 

Enquanto Renan Calheiros amarga ser integrante do baixo clero do Congresso Nacional e depende do filho para ser reeleito ao Senado, Marcelo Victor ampliou seu poder impondo o “apagado” deputado estadual Paulo Dantas (MDB) ao cargo de governador, tem domínio absoluto entre seus pares na ALE, “escolhe” amigos para integrar os mais altos cargos no Tribunal de Justiça local, e define a indicação do chefe do Ministério Público estadual (MP).

Fato concreto é que, atualmente, Marcelo Victor é o político mais poderoso de Alagoas. Mas, numa situação hipotética (pelo menos por entanto), se Victor decidir deixar os Calheiros, os aliados emedebistas o acompanhariam? Vale destacar que, até 2026, Paulo Dantas (apadrinhado de Marcelo Victor) é o dono da caneta mais importante do estado. Já a caneta de Renan Calheiros, está sem tinta desde que Renan Filho foi para Brasília.