Exposição fotográfica reforça importância da amamentação

05 de agosto de 2024 às 17:15
ARTE E CULTURA

Foto: reprodução

Por assessoria

“Já me disseram ‘você não deveria ser mãe’, enquanto eu amamentava a minha filha”, afirma Vitória Lopes, mãe da Cecília de cinco meses e uma das convidadas a protagonizar as fotos da exposição “Amamentação - Apoie em todas as situações”, que está disponível no Maceió Shopping até o fim do mês de agosto. 

Vitória é diagnosticada com autismo e conta que apesar de todo o preconceito e questionamento em relação à maternidade, a amamentação teve um papel ainda mais importante em sua conexão com sua filha. “Na hora do parto, tive complicações e quase perdemos nossas vidas. A única lembrança que tenho desse momento é de quando amamentei na sala do parto. Primeira lembrança que tenho da minha filha”, revelou.

A exposição é realizada em alusão ao Agosto Dourado, cuja iniciativa da Prefeitura de Maceió tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da amamentação. “Posso dizer que é o projeto mais lindo que eu já vi na minha vida. Fazer parte dele é mágico”, afirmou Vitória. 

A amamentação também foi fundamental desde o início na relação entre Lívia Vasconcelos e sua filha, que também fazem parte da exposição . Ela deu à luz a pequena Layla prematuramente, aos oito meses de gestação. “Os médicos disseram que ela ia para a UTI. Mas, assim que nasceu, consegui amamentá-la e pude levá-la para casa”, relembrou.

Para Lívia, a foto das duas juntas na exposição representa a importância do leite materno para a saúde do bebê, especialmente quando é recém-nascido. “O leite materno é tudo, representa a vida para eles, né? E é também uma conexão perfeita, da mãe com o filho”, pontuou.

A secretária da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania afirma que o projeto idealizado junto à Secretaria Municipal de Saúde permanece no shopping por conta da alta visibilidade do local e a possibilidade de aumentar a discussão sobre o assunto entre a população.

Um dos diferenciais da exposição foi o destaque para as individualidades de cada mãe. “Buscamos incluir mães com diferentes vivências, focando em normalizar essa possibilidade de amamentar em todos os lugares”, ressaltou.

A campanha também arrecada potes para serem doados aos bancos de leite do município de Maceió. A doação pode ser feita no local da exposição, em uma caixa disponibilizada no local, em frente ao cinema kinoplex.