Mais de três mil imóveis são inspecionados para detectar focos do Aedes aegypti

05 de agosto de 2024 às 15:16
FISCALIZAÇÃO E SAÚDE

Foto: reprodução

Por assessoria

Ao longo da semana, os agentes de combate às endemias inspecionaram residências, destruindo criadouros e tratando focos do Aedes aegypti, ao orientar a população sobre os cuidados para combater doenças do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya nos bairros com maior incidência do vetor como o Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins e Cidade Universitária. 

Ao todo, foram visitados 5.353 imóveis, dos quais 3.460 foram inspecionados e 1.893 estavam fechados ou abandonados e foram identificados com o auxílio de drones.

Foram recolhidos 1.500 pneus insensíveis nos bairros Vergel do Lago (orla lagunar), Trapiche da Barra, Tabuleiro do Martins, Chã da Jaqueira, Benedito Bentes, Osman Loureiro e Clima Bom.

A mobilização conta também com uma estratégia de vacinação contra a dengue para alunos da rede pública municipal de ensino, que estejam na faixa etária de 10 a 14 anos. Os estudantes são levados até a unidade de saúde mais próxima de suas escolas para atualizar a situação vacinal, até o dia 4 de outubro, sendo aplicadas em uma semana 335 doses de vacinas contra a dengue.

As iniciativas integram as ações da campanha Maceió Unida Contra a Dengue, promovida pela Prefeitura de Maceió com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses e Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana. 

A população pode contribuir com a campanha e denunciar imóveis que possam ser focos do mosquito Aedes aegypti ligando para o número (82) 3315-5495.