Além do QI: desvendando as altas habilidades e superdotação em crianças

25 de julho de 2024 às 14:54
PSICOLOGIA

Foto: reprodução

Por Kliciany Martins

Há um tempo media-se a inteligência por um valor número chamado QI ( Quoeficiente de Inteligência), depois chegou-se à conclusão que inteligência se configurava por uma série de altas habilidades em diversas áreas.

O psicólogo americano, Joseph Renzulli, diz que o comportamento de AH/SP envolve a interação de 3 fatores de indivíduos com as mesmas condições sócio-culturais.

1 - Altas Habilidades em um desses domínios: domínio verbo-linguístico, matemática, manipulação de instrumentos musicais, físico-corporal, entre outros;

2  - Criatividade: capacidade elevada de resolver problemas, criar soluções criativas e inovadoras;

3 - Motivação: engajamento em uma tarefa particular, iniciar, manter-se e concluir por iniciativa própria, principalmente nas funções executivas.

A criança superdotada

A criança que apresenta habilidades excepcionais, deve ser compreendida e apoiada de forma que possa enfrentar os desafios a que possa se deparar como: problemas emocionais, comportamentais, pressão social, expectativas elevadas e frustração. Na escola, devem ser incluídos no processo educacional a fim de desenvolver e potencializar tais habilidades, algumas escolas já contam com programas voltados para esses indivíduos, mas incluir essas crianças ainda é um desafio para realidade brasileira da educação regular.

Quais principais características que podemos observar nas crianças AH/SD

Apresentam facilidade de aprendizagem, habilidade em escrita e leitura e matemática desde muito cedo, são curiosas, empenhadas, interesses em temas diversos, liderança, iniciativa, alto nível cognitivo, entre outros, QI elevado, entre outros. Desde os primeiros anos do desenvolvimento podemos observar essas características, por meio de avaliação pode-se concluir quais são essas habilidades e níveis de inteligência.

As Altas Habilidades/Superdotação podem ou não ser uma vantagem vai depender de como e quando essas características são identificadas, se essas crianças estão sendo apoiadas a fim de evitar sofrimento mental e exclusão social, se essas habilidades são exploradas e desenvolvidas de maneira efetiva e confortável para cada um de acordo com o que necessitam.