12 municípios alagoanos possuem mais eleitores que moradores registrados

23 de julho de 2024 às 08:12
ELEIÇÕES

Foto: reprodução

Por redação

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 12 cidades em Alagoas possuem mais eleitores registrados do que habitantes, segundo informações divulgadas pelo tribunal na última quinta-feira (18).

Chã Preta lidera a lista com a maior diferença, registrando 1.104 eleitores a mais do que sua população de 5.910 habitantes, conforme dados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Coqueiro Seco apresenta a menor diferença, com apenas um eleitor a mais do que seus 5.581 habitantes.

Além dessas cidades, os municípios de Belém, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Mar Vermelho, Olho d'Água Grande, Palestina, Pindoba, São Brás e Tanque d'Arca também possuem mais eleitores que cidadãos registrados.

Especialistas apontam que essa discrepância pode ser explicada por fatores como migração interna e falhas no recadastramento eleitoral, além da natureza estimada dos dados do IBGE.

A biometria, presente em 94,27% dos eleitores alagoanos, contribuiu para a atualização dos dados do TSE, que se mostram mais recentes em comparação com o último Censo realizado em 2022.