Quem é Anita Harley, herdeira e centro da disputa pelas Pernambucanas

15 de julho de 2024 às 09:39
Brasil

Foto: Reprodução

UOL

Mais briga na Justiça. Anita Harley não tem filhos biológicos e nem herdeiros declarados. Antes do AVC, em 1999, a empresária fez um documento conhecido como "Testamento Vital", dando à sua assessora Cristine Rodrigues o poder de tomada de decisões caso ela, Anita, esteja incapacitada ou inconsciente. O documento foi invalidado pela Justiça em 2016, mas Cristine apresentou recurso.

Maternidade socioafetiva e disputa com suposta companheira. Em 2009, Sônia Aparecida Soares, funcionária de Anita, se mudou com seu filho, Arthur Miceli, para a mansão de Anita, no bairro da Aclimação, zona Sul de São Paulo. Os três teriam, a partir daí, se tornado uma família, já que Arthur seria tratado como filho por Anita. Por isso, quando foram escolhidos os curadores da fortuna de Anita - Cristine e o contador Toshio Kawakami -, Sônia entrou na Justiça alegando que trabalhou e viveu com Anita durante 20 anos.

União estável. A Justiça reconheceu em 2023 a união estável entre Sônia e Anita. Antes, a maternidade socioafetiva de Arthur também foi reconhecida, o que o tornou responsável pelos cuidados com a saúde e fortuna de Anita e poder de voto na holding das Pernambucanas. Assim, em 2022 Arthur se tornou curador e representante de todas as vontades de Anita.

Cristine tenta recuperar o poder de tomada de decisões. A assessora teria conhecido Anita na década de 1960. Aconselhada por advogados, Cristine também apresentou um pedido de reconhecimento de união estável com Anita. Ela alegou que o único objetivo era assegurar a vontade de Anita de manter Cristine como curadora.

Ruptura entre mãe e filho. Após um ano como presidente, Arthur demitiu Daniel Silvestre, seu advogado. Com isso, Arthur quebrou contratos de cerca de R$ 150 milhões e passou a ser acusado pela mãe de corrupção e má gerência. Em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record, Arthur afirmou que vinha sendo enganado pela mãe. "Minha mãe assinou o contrato no meu nome. E quando eu fui analisar, era um contrato cheio de nuances... Eu percebi que estava sendo enganado", falou Arthur ao programa de TV.

Disputa entre mãe e filho vai parar na Justiça. Em 2023, Sônia tentou na Justiça tirar o filho da função e se tornar curadora de Anita. O pedido foi negado inicialmente e Sônia apresentou recurso, que ainda não foi julgado. Se Sônia ganhar o recurso, ela se torna herdeira de Anita e passa a ter parte da holding das Pernambucanas, representando Anita, que possui 48% das ações.