Pastor questiona aqueles que dizem ter recebido palavra do Espírito Santo: ‘Será mesmo?’

11 de julho de 2024 às 09:44
Entrevista

Gospel Mais

Muitos pregadores neopentecostais alegam terem o dom de descrever a vida de quem ouve. Diante disso, um pastor de tradição oposta a esse tipo de prática, compartilhou um vídeo com importantes questionamentos sobre esse tipo de “palavra”.

O pastor Felipe Souza, da Igreja Reformada Presence, em Curitiba (PR), compartilhou uma reflexão em sua página no Instagram sobre o que significa a “revelação”:

“‘O Espírito Santo falou comigo’. Você já viu que essa é uma expressão bastante usada em nosso meio? ‘Eu estava no louvor, no culto, e o Espírito Santo falou comigo’; ‘eu estava orando em casa e o Espírito Santo falou comigo’; ‘o Espírito Santo me deu uma palavra através de um irmão’; ‘através de uma irmã eu recebi uma profecia’”, introduziu o pastor.

Aquilo que é alegadamente uma manifestação divina não pode resultar em dúvidas, disse o pastor: “Você já parou para analisar que se o Espírito Santo disse – lembre-se que o Espírito Santo é Deus – Deus disse. E a trindade concordou com essa palavra que você recebeu ou você ouviu na sua mente ou no seu coração. E se Deus falou, significa que aquilo que Deus fala é 100% verdade, porque Deus não erra e Deus não mente”.

“E mais: tudo que Deus fala é inerrante, suficiente, tem toda a autoridade. Então, essa palavra que você ouviu na sua mente, no seu coração, ou recebeu de alguém é 100% comprovada e não vai errar. Não tem erro, não tem margem para dúvida, porque é Deus que falou. E Deus não se confunde e não dá margens para dúvidas”, acrescentou.

Bíblia inacabada?

Souza pontua que se há novas mensagens a serem transmitidas à Igreja, o que temos em mãos é uma obra incompleta: “Se Deus falou, significa que aquilo que Ele fala tem a mesma autoridade que os 66 livros da Bíblia – de Gênesis a Apocalipse. Então, será mesmo que Deus está falando na tua mente, te dando ordens fora da Bíblia? ‘Assim diz o Senhor para o Brasil, para a Igreja, para mim, para você’. Será? Porque o que Ele fala, não tem erro, é suficiente e tem toda autoridade”.

“A gente tem que parar de ser menino e parar de ficar acreditando naquilo que estão falando, que não está na Bíblia. O papel do Espírito Santo é nos conduzir a toda a verdade, e a verdade é a Bíblia, é a Escritura, é aquilo que Jesus disse de Gênesis a Apocalipse. Ali está toda a verdade que o Espírito Santo nos conduz”, reiterou.

Felipe Souza foi contundente ao reprovar a cultura que nutre expectativas por novas revelações: “Pare de ficar confiando nas vozes da tua mente. A Bíblia diz que nosso coração é desesperadamente corrupto. O nosso coração é enganoso. Como é que você confia na sua mente e no seu coração?”.

“Pare de confiar nos movimentos neopentecostais e neocarismáticos, pare de confiar nos falsos profetas. Confie na Bíblia e na obra do Espírito Santo te conduzindo de acordo com a Palavra de Deus. Ele vai te conduzir como um pastor do Salmo 23, mas somente concordando com aquilo que está escrito na Palavra. Ele não está dando nova revelação e Ele não vai dar nova revelação porque senão o cânone não foi fechado e a Bíblia ainda continua sendo escrita. Mas a Bíblia foi fechada e a revelação concluída. Confie na Bíblia 100%”, finalizou.