Ordem da equipe de Kamala Harris é descartar rumores de substituição de Biden

03 de julho de 2024 às 15:54
POLÍTICA AMERICANA

Foto: reprodução

Por redação com CNN

A equipe da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, está rejeitando os apelos para que ela substitua o presidente Joe Biden na chapa, em meio a crescentes apelos para que o presidente se afaste e novas pesquisas mostrando a vice-presidente ultrapassando Biden em uma corrida hipotética contra Donald Trump.

A ordem da equipe de campanha de Harris é permanecer firme, permanecer na linha e manter o foco na chapa Biden-Harris, disse uma fonte. A equipe da vice-presidente recebeu orientação semelhante em uma reunião virtual na segunda-feira (1°) para seguir o exemplo da vice-presidente e manter a cabeça baixa, disse outra fonte.

As ordens de marcha internas ecoam a mensagem que Harris está levando no front. Na terça-feira (02), Harris rejeitou novamente a ideia de concorrer no lugar de Biden durante uma breve entrevista à CBS.

“Olha, Joe Biden é o nosso indicado. Vencemos Trump uma vez e vamos vencê-lo novamente, ponto final”, disse ela.

“Tenho orgulho de ser companheira de chapa de Joe Biden”, acrescentou ela mais tarde.

A última pesquisa de imprensa realizada após o debate da semana passada mostra Harris a uma curta distância de Trump em um confronto hipotético: 47% dos eleitores registrados apoiam Trump e 45% apoiam Harris, um resultado dentro da margem de erro que sugere que não há um líder claro sob tal cenário.

O ex-deputado democrata Tim Ryan apelou publicamente aos democratas para substituir Biden por Harris.

“Falamos que a administração do presidente Biden foi a administração mais bem-sucedida da história moderna. Nós nos gabamos disso. Ela esteve lá, por três anos e meio, fez campanha com ele”, disse Ryan a Jake Tapper, da CNN EUA, na terça-feira.

“Acho que ela seria capaz de falar sobre isso com muito mais clareza do que o presidente seria capaz”, acrescentou Ryan, referindo-se ao histórico do governo. “Acho que ela certamente estimularia a base democrata.”

Nas consequências imediatas do debate, a equipe de Harris fez ligações para conversar com as autoridades democratas, tentando tranquilizá-las, lembrá-las do histórico e da agenda de Biden e incentivá-las a permanecerem unidas, informou.

Fontes próximas da vice-presidente têm afirmado repetidamente que ela é ferozmente leal a Biden, argumentando que as suas declarações públicas desde o debate presidencial da semana passada, organizado pela CNN EUA, refletem onde ela está.

“Alguns simplesmente não entendem as regras, alguns estão apenas tumultuando e alguns têm sua própria agenda”, disse uma fonte próxima a Harris, quando questionada sobre os pedidos para que Harris substitua Biden na chapa. “Mas para ela existe um plano e foco e começa com Joe Biden e este país.”

Biden e Harris devem almoçar na Casa Branca nesta quarta-feira (3). Os dois conversaram várias vezes desde o debate de quinta-feira (27), disseram duas fontes familiarizadas com as conversas.