JHC fala da importância na luta pela igualdade de gênero no P20

01 de julho de 2024 às 15:07
Política

Reprodução

Redação

Na manhã desta segunda-feira, 1º de julho, o prefeito de Maceió, JHC (PL), enfatizou a relevância da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá. O evento, que se estende até terça-feira, 2 de julho, tem como objetivo promover debates e ações voltadas aos direitos das mulheres brasileiras, contando com a presença de delegações nacionais e internacionais.

Em seu discurso de boas-vindas, JHC destacou a importância do encontro para garantir avanços significativos na luta pela igualdade de gênero. “Esta é, sem dúvida, uma oportunidade única para promovermos mais avanços, garantirmos mais direitos e construirmos vidas mais felizes para todas as mulheres. É com imensa satisfação que acolhemos todas em Maceió, neste evento histórico e inovador. Estou certo de que a nossa rica cultura, o calor humano de nosso povo e as belezas naturais da cidade proporcionarão a todas uma experiência memorável”, declarou o prefeito.

Durante a fala, JHC listou diversas iniciativas de sua gestão que beneficiam o público feminino. Desde 2021, a administração municipal tem implementado políticas públicas voltadas para a autonomia das mulheres e o combate às desigualdades. Entre as medidas destacadas estão a criação da Secretaria da Mulher e do Banco da Mulher Empreendedora, idealizado pela primeira-dama de Maceió, Marina Candia.

Outro ponto ressaltado pelo prefeito foi o enfrentamento à violência doméstica. “Por entender a ligação entre violência e dependência econômica, lançamos o programa Aluguel Maria da Penha, que se tornou um exemplo nacional. Este programa fornece apoio financeiro para custear a moradia de mulheres vítimas de violência, garantindo-lhes um lugar seguro para recomeçar suas vidas. Além disso, damos prioridade a essas mulheres na distribuição de imóveis entregues pela Prefeitura. A segurança de um lar é fundamental para reconstruir a dignidade e a autoestima”, frisou JHC.

JHC também mencionou políticas voltadas para a primeira infância, como a ampliação das vagas em creches, e o engajamento feminino no turismo. “Este setor dinamiza direta e indiretamente cerca de 50 áreas da economia local, e mais de 50% das oportunidades de emprego são ocupadas por mulheres”, ressaltou.