Performance de Biden durante debate com Trump causa 'pânico' no Partido Democrata

28 de junho de 2024 às 08:15
ELEIÇÕES DOS EUA

Foto: reprodução

Por redação com CNN

Os democratas estão desesperados com o desempenho do presidente Joe Biden no debate da CNN americana, na noite desta quinta-feira (27). Alguns do grupo levantaram discussões sobre se ele deveria continuar a ser o candidato do partido nas eleições presidenciais norte-americanas de novembro.

Biden apareceu no palco com uma voz suave e hesitante. Ele se esforçou para concluir alguns pontos e cedeu terreno em questões como o aborto, onde os democratas têm vantagem.

Demorou apenas alguns minutos para os democratas perceberem o quão ruim a situação estava se tornando.

“Biden parece e soa terrível. Ele é incoerente”, disse um democrata que trabalhou no governo Biden.

“Horrível”, disse outro agente democrata. E um democrata que trabalhou em campanhas eleitorais disse simplesmente: “Estamos f*”.

A questão iminente à medida que o debate se aproximava era quase existencial: deveria alguém liderar a chapa democrata?

“É difícil argumentar que Biden deveria ser o nosso candidato”, disse um agente que trabalhou em campanhas em todos os níveis durante mais de uma década.

Este debate foi histórico por muitas razões, mas não menos importante porque está decorrendo antes de cada americano ser formalmente nomeado nas suas respectivas convenções.

A Convenção Nacional Democrata está marcada para 19 de agosto em Chicago.

Os democratas passaram grande parte do ano passado discutindo sobre as chances de Biden derrotar Trump em uma eleição que muitos consideram existencial e que decidirá a própria sobrevivência da democracia americana.

Mas o próprio Biden estava determinado a enfrentar Trump, chegando a dizer diretamente: “Se Trump não estivesse concorrendo, não tenho certeza se estaria concorrendo”.