Kim presenteia Putin com par de cães

20 de junho de 2024 às 09:51
Mundo

KCNA via KNS - 19.jun.2024 /via Reuters

Reuters

O presidente da RússiaVladimir Putin, foi retribuído após dar uma limusine a Kim Jong-un durante sua primeira viagem a Pyongyang em 24 anos. O russo ganhou do ditador da Coreia do Norte um par de cães que seriam da raça pungsan, segundo afirmou a agência estatal KCNA nesta quinta-feira (20).

A Korean Central Television, controlada pelo Estado, mostrou imagens dos líderes olhando para os cães, que estavam amarrados a uma cerca coberta de rosas. Os dois se aproximaram dos animais após Kim aparecer alimentando um cavalo com cenouras enquanto Putin o acariciava na cabeça.

Os pungsans são uma raça de cães de caça nativa das Coreias que já foi usada pela diplomacia norte-coreana. Em 2018, quando o nível de tensão na península era menor em comparação com os dias atuais, Kim também presenteou o ex-presidente sul-coreano Moon Jae-in com um par de cachorros da raça, batizados de Gomi e Songgang.

O uso de cavalos na propaganda norte-coreana tampouco é novidade. Em 2019, fotos de Kim montado em um cavalo branco no Monte Paektu durante uma nevasca inundaram a internet. A mesma estratégia foi usada em um vídeo de 2022, em que o ditador também aparece montado em um cavalo branco.

Esses animais são simbólicos para a Coreia do Norte, que nomeou seu esforço econômico para se recuperar da Guerra da Coreia (1950-1953) de Movimento Chollima em homenagem ao cavalo alado da mitologia oriental. O mais recente propulsor de foguetes do país, aliás, chama-se Chollima-1.

Putin, que valoriza sua imagem esportiva, também já foi fotografado pela mídia estatal russa usando óculos de sol, corrente de ouro e calças militares montado em um cavalo marrom. Nesta quarta-feira (19), Putin havia presenteado o ditador com uma limusine do modelo russo Aurus Senat e se fez passar por motorista do veículo, conduzindo o aliado pelas ruas de Pyongyang.