Estações de gás natural em Alagoas são interditadas pela ANP após falhas em simulado

19 de junho de 2024 às 10:25
Alagoas

Reprodução

Redação

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditou as estações de gás natural de São Miguel dos Campos e Rio Largo, em Alagoas, após constatar falhas graves em um simulado de acidente realizado entre os dias 10 e 14 de junho.

As falhas, que incluíram problemas no sistema de esfriamento dos tanques e em válvulas que controlam a pressão do ar nos equipamentos, representariam "consequências catastróficas para pessoas e meio ambiente", segundo a ANP. A agência também constatou a ausência de alarmes sonoros para serem disparados em casos de emergência.

A interdição das estações significa que as unidades não estão mais produzindo gás natural, o que pode afetar o abastecimento do mercado local. A Origem Energia, empresa responsável pela gestão das unidades, informou que o abastecimento de gás em Alagoas não foi afetado com a paralisação e que está trabalhando para atender às exigências apontadas pela ANP.

A ANP deu um prazo inicial de 90 dias para que a Origem Energia regularize os problemas encontrados, mas o prazo pode se estender por quase um ano. A empresa tem o direito de recorrer da decisão da agência.

Em 2008, uma explosão na estação de Furado, em Maceió, deixou quatro mortos. A explosão foi causada por um vazamento de gás durante uma operação de rotina para evitar corrosão em uma tubulação.

A interdição das estações de São Miguel dos Campos e Rio Largo é um alerta para a necessidade de maior rigor na fiscalização das instalações de gás natural no Brasil. As falhas graves encontradas pela ANP demonstram que a segurança das pessoas e do meio ambiente está em risco.

A Origem Energia informa que está assegurado o abastecimento de gás do Estado de Alagoas e que vem trabalhando de maneira diligente para o envio da documentação e evidências de procedimentos solicitados pela ANP. A empresa reforça que sempre operou com base na excelência de padrões de segurança e meio ambiente, e seguirá as orientações da ANP.