Eleições em Delmiro Gouveia mudam cenário após inegibilidade de candidato

18 de junho de 2024 às 16:02
eleições 2024

Foto: reprodução

Por redação

As eleições em Delmiro Gouveia ganharam novos contornos após a recente decisão de inelegibilidade do ex-prefeito Padre Eraldo. Com isso, o cenário político local favorece a prefeita Ziane Costa, que busca a reeleição nas eleições de outubro próximo. O ex-prefeito era o principal candidato de oposição, mas com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), proferida na última segunda-feira, 10 de junho, ele ficou de fora da disputa.

Embora o Padre Eraldo ainda possa recorrer da decisão, é pouco provável que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue o caso antes das eleições. Isso coloca o Partido dos Trabalhadores (PT) em Delmiro Gouveia em uma situação complicada, obrigando o partido a encontrar um novo candidato que possa enfrentar, de última hora, o grupo de Lula Cabeleira, pai de Ziane Costa.

Com a exclusão do Padre Eraldo da disputa, as eleições em Delmiro Gouveia prometem ser menos competitivas do que o previsto inicialmente. A decisão do TRE/AL não só altera o cenário eleitoral, mas também impõe novos desafios para a oposição, que terá que se reorganizar rapidamente se quiser ter chances de sucesso contra a forte candidatura de Ziane Costa.