Alagoanos ainda têm pendências com o Imposto de Renda 2024: 3.776 precisam regularizar a situação

10 de junho de 2024 às 15:36
Alagoas

Redação

 

A Receita Federal reabriu o prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 para os contribuintes que não conseguiram regularizar sua situação dentro do prazo final. No entanto, aqueles que deixaram para última hora precisam ficar atentos, pois a entrega fora do prazo está sujeita ao pagamento de multa.

Até o final da manhã desta segunda-feira (10), 3.776 alagoanos ainda não haviam enviado suas declarações. Para quem não cumpriu o prazo, a Receita cobra uma multa mínima de R$ 165,74, mesmo que não haja imposto a pagar. Se o contribuinte tiver débito com o Fisco, a multa é de 1% ao mês ou fração de atraso sobre o imposto devido, podendo chegar a até 20%.

Como regularizar a situação

O processo para entrega da declaração atrasada é o mesmo do prazo regular. O contribuinte deve acessar o sistema da Receita Federal, inserir as informações necessárias e enviar a declaração. Ao final do processo, a multa será calculada e um Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) será emitido. O pagamento da multa deve ser feito em até 30 dias ou pode ser descontado da restituição, caso haja.