Pré-candidato a vereador em Messias é flagrado em vídeo destruindo oferenda de religião de matriz africana

04 de junho de 2024 às 16:17
crime

Reprodução
 

Redação

Um vídeo que circula nas redes sociais desde a manhã de hoje, terça-feira (4), mostra o pré-candidato a vereador por Messias, Cleiton da Bernadete, em um ato de intolerância religiosa. Nas imagens, o político aparece destruindo diversos objetos que, segundo a legenda do vídeo, são parte de uma oferenda de religião de matriz africana.

O vídeo, gravado na região do Campo da Siricora, em Messias, mostra Cleiton da Bernadete arremessando vários itens que estavam dispostos em um canavial. É possível ouvir o homem que grava a cena alertando o pré-candidato: "Cleiton, tu não mexe com essas coisas, Cleiton" e rindo. Ao que o pré-candidato responde: "E eu quero saber de macumba, rapaz", e continua quebrando os objetos.

O ato de Cleiton da Bernadete gerou revolta nas redes sociais e entre membros de religiões de matriz africana. Diversos internautas repudiaram a atitude do pré-candidato, classificando-a como intolerante e desrespeitosa.

Vale salientar que o Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848/1940), em seu artigo 208, tipifica como crime "escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso". A pena para estes atos é de detenção de um mês a um ano ou multa. E se houver emprego de violência, a pena é aumentada.