Polícia Federal desmantela rede de tráfico de armas e munições em Alagoas, Bahia e Pernambuco

21 de maio de 2024 às 10:14
Polícia

Foto: Cortesia
 

Redação com Assessoria

Uma megaoperação da Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público da Bahia (MP/BA), polícias militares da Bahia e Pernambuco, e o Exército Brasileiro, desarticulou nesta terça-feira (21) uma organização criminosa especializada no tráfico de armas e munições para facções criminosas nos estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas. A ação, batizada de "Fogo Amigo", teve como foco principal Alagoas, onde foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão.

A operação visou desmantelar um esquema criminoso que envolvia policiais militares, CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) e lojistas de armas. Segundo as investigações, o grupo atuava na venda ilegal de armas e munições para facções criminosas nos três estados nordestinos, alimentando a violência e o crime organizado na região.

Cerca de 320 policiais federais, além de grupos táticos das polícias militares da Bahia e Pernambuco, da Polícia Civil da Bahia, do GAECO (Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado) da Bahia e Pernambuco, da Força de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (FORCE) e do Comando Geral de Operações Especiais (COGER), e do Exército Brasileiro, participaram da operação.

Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão nos três estados. Entre os alvos da operação estavam agentes de segurança pública, CACs, empresários e lojas de comercialização de armas de fogo, munições e acessórios. Além das prisões, a Justiça determinou o sequestro de bens e o bloqueio de valores de até R$ 10 milhões dos investigados, além da suspensão da atividade econômica de três lojas que comercializavam material bélico de forma irregular.