AL-101 Sul é a estrada com o maior número de acidentes em Alagoas, aponta relatório
Por Júlio Nesi
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) divulgou nesta quarta-feira (15), através do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), o relatório do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest). O relatório, que aponta os números de acidentes nas ruas, avenidas municipais e das malhas estaduais, "elegeu" a AL-101 Sul como a malha alagoana que registrou o maior número de acidentes de trânsito em 2023.
De acordo com o relatório, a AL-101 Sul ficou em primeiro lugar no número de acidentes, registrando 211 casos no ano passado, destacando lugares específicos da malha, como a ponte Divaldo Suruagy, entorno do Condomínio Laguna e viaduto do Trevo do Francês.
A AL-101 Norte ficou em segundo lugar, com 159 acidentes e em terceiro lugar ficou a Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió, que chamou a atenção por ter registrado 142 acidentes mesmo sendo uma avenida municipal. O relatório ainda destacou a Avenida Fernandes Lima e a Menina Marcelo, também em Maceió, que registraram 137 e 122 acidentes, respectivamente.
No interior:
O estado analisou diferentes regiões do Estado e, apesar da AL-101 Sul ter sido apontada como a malha com o maior número de acidentes, a AL-220 foi a via mais perigosa do Agreste, registrando 159 acidentes em 2023. O relatório destacou os seguintes trechos como os mais perigosos da estrada: rotatória do posto rodoviário, proximidades do Partage Arapiraca Shopping e Assaí Atacadista.
Acidentes aumentaram nos dias de segunda e sexta:
O relatório também separou os dias da semana em que ocorreram os acidentes e destacou que houveram mais registros de acidente nos dias de segunda e sexta, que registraram mais sinístros que os outros dias da semana. Ao todo, aconteceram 539 acidentes na segunda, enquanto ocorreram 529 na sexta. O dia com o menor número de casos registrados foi quarta-feira, com 482.