Paulo Dantas 'raspa tacho' dos cofres públicos em ano eleitoral

03 de maio de 2024 às 11:05
POLÍTICA

Foto: reprodução

Por redação

O Governador Paulo Dantas (MDB) de Alagoas parece que não percebeu desafio delicado em sua gestão fiscal ao conceder um reajuste salarial de 5% aos funcionários públicos a partir de maio de 2024. A decisão leva o estado ao limite de suas capacidades financeiras. Literalmente.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece três limites para gastos com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida (RCL): o máximo de 49%, o prudencial de 46,5%, e o de alerta de 44,10%.

Contrariando essa expectativa, o governador Dantas optou por um aumento de 5%, oferecendo um crescimento real de salário acima da inflação, considerando os 4,62% registrados em 2023.

O impacto desse aumento, segundo projeções da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), será significativo, totalizando R$ 250 milhões até dezembro, com uma média de R$ 27,7 milhões por mês. Em dezembro, esse valor duplica em função do décimo terceiro.

Essa é uma das formas de tentar alavancar o MDB nas eleições deste ano à Prefeitura de Maceió. Mas o problema não está somente no partido, mas no próprio candidato escolhido.