'Atenção, animais na pista': tecnologia IA auxilia no salvamento da fauna silvestre em estradas no Brasil

24 de abril de 2024 às 07:35
TECNOLOGIA

Foto: reprodução

Por redação com AFP

"Atenção, animal no perímetro próximo a via". Um projeto de aplicação para condutores busca reduzir, por meio da tecnologia de Inteligência Artificial (IA), os atropelamentos da fauna silvestre no Brasil, a principal ameaça para diversas espécies vulneráveis.

No Brasil, cerca de 475 milhões de animais morrem a cada ano atropelados por automóveis, segundo cálculos do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Carreteras (CBEE) da Universidade Federal de Lavras, no estado de Minas Gerais.

O levantamento contabiliza apenas animais vertebrados, desde pássaros, anfíbios até os mamíferos. A capivara, o tatu e os gambás estão entre os mais castigados. Entre "15 e 17 animais são atropelados a cada segundo em nossas estradas. É o maior impacto direto na fauna que existe hoje no Brasil", afirmou o coordenador do CBEE, Alex Bager.

Preocupado com essa realidade, Gabriel Souto Ferrante, estudante de mestrado em Ciências da Computação da Universidade de São Paulo (USP), desenvolve desde 2021 um sistema baseado em visão computadorizada para detectar espécies e alertar de sua presença na estrada. O projeto, realizado em conjunto com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, foi descrito em janeiro pela revista Scientific Reports.