Prefeitura trabalha na renovação do sistema de drenagem para mitigar danos das chuvas

20 de abril de 2024 às 10:32
Maceió

Prefeitura de Maceió realiza, diariamente, limpeza de galerias

Maceió tem registrado grandes acumulados de chuvas nos últimos dias, a exemplo dessa sexta-feira (19) que em 24h choveu 108 mm, segundo a Defesa Civil. E essa intensidade de chuvas faz com que pontos crônicos da cidade fiquem alagados.

Para minimizar os danos à população, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) tem atuado em diversas frentes como reconstrução, recuperação, implantação e limpeza de galerias.

O objetivo é evitar alagamentos e amenizar os impactos causados pelas chuvas que, quando registradas nos níveis do acumulado dessa sexta-feira, é comum que o escoamento ocorra de forma gradual.

Um exemplo é o investimento da Prefeitura em caminhões de hidrojateamento, que permitiram que a Seminfra retirasse, somente em 2023, mais de 3 mil toneladas de lixo de dentro das galerias.

A Seminfra destaca que esse é um dos principais fatores de alagamentos nas cidades, porque o descarte irregular faz com que o lixo entre nas galerias e as deixe obstruídas, impedindo o fluxo normal da água e alagando as vias. Entre janeiro e março de 2024, a quantidade de entulhos retirada de dentro das tubulações já ultrapassa 800 toneladas.

O investimento nos caminhões de hidrojato potencializou a capacidade da Seminfra em retirar as sujeiras que obstruem as galerias, pois eles fazem uma varredura e sucção, alcançando resíduos que não poderiam ser retirados apenas manualmente. O aumento da quantidade de entulhos retirados em 2023 foi de 200% em relação a 2022. Esse é um mecanismo inédito utilizado pela Prefeitura de Maceió