Poderosa erupção solar ioniza atmosfera da Terra e causa apagão de rádio

30 de março de 2024 às 09:06
Ciência e Espaço

Foto: David Wilson via Spaceweather.com

Uma enorme erupção solar poderosa o suficiente para ionizar parte da atmosfera da Terra foi detectada por satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) na quinta-feira (28), de acordo com o Centro de Previsão do Tempo Espacial da organização.

Como resultado, o fenômeno ionizou o topo da atmosfera da Terra, provocando um “apagão de rádio de ondas curtas profundas sobre o Oceano Pacífico”, de acordo com a plataforma de meteorologia e climatologia espacial SpaceWeather.com.

A região ativa AR3615, que originou a explosão de classe X1.1, está localizada perto da borda do disco solar, favorecendo a visão dos fotógrafos. Movimentos de sobe e desce capturados no vídeo acima, obtido por David Wilson, de Inverness, na Escócia, fazem parte da turbulência que dá origem a fortes explosões. Essa explosão também foi acompanhada por uma CME.

Os cientistas da NOAA estavam inicialmente preocupados que esse material chegasse à Terra, potencialmente resultando em uma tempestade geomagnética que poderia afetar satélites, comunicações de rádio e outras infraestruturas. No entanto, na sexta-feira (29), a agência anunciou que esse risco foi descartado. Recentemente, essa mesma mancha solar também foi corresponsável pela maior tempestade geomagnética dos últimos sete anos, conforme noticiado pelo Olhar Digital, um evento de grau G4 – considerado severa em uma escala que vai de G1 a G5.

Essa tempestade geomagnética recorde foi causada pelo material solar ejetado de uma explosão dupla no Sol, gerada simultaneamente pelas regiões ativas AR3614 e AR3615. Embora isso possa parecer uma coincidência incrível, é provável que não tenha acontecido por acaso. Os astrônomos sabem há muito tempo que manchas solares amplamente espaçadas podem explodir em conjunto. Eles são chamados de “explosões solares simpáticas”.

Fonte: Site Olhar Digital (www.olhardigital.com.br)