Rafel Brito deixa Alagoas líder no ranking de analfabetismo entre adultos e adolescentes

22 de março de 2024 às 18:15
MÁ FAMA NA EDUCAÇÃO

Foto: reprodução

Por redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (22), que Alagoas é o estado com o maior número de pessoas adultas e adolescentes na condição de analfabetismo. O Instituto apontou que 14,2% da população com 15 anos para cima não sabem ler.

Segundo dados do instituto, Alagoas tem a pior taxa do país, sendo seguido pelo Piauí (13,3%) e a Paraíba (13,2%). Na última pesquisa sobre os dados de analfabetismo, contando dados de 2022, Alagoas estava atrás de Piaui, mas tomou o primeiro lugar em 2023.

Apesar de agora estar em primeiro lugar no ranking, o IBGE apontou melhoria no estado se comparado a 2022, quando o Alagoas registrava 14,4% de pessoas analfabetas nesta categoria.

Ex-secretário da Educação não faz comentários

Apesar de ter atuado como titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o candidato à prefeitura de Maceió, Rafael Brito (MDB), não se pronunciou sobre o nível da educação no estado. O deputado atuou na pasta entre os anos de 2021 e 2022. Brito saiu da pasta no ano que o estado estava registrando 14,4% da população de 15 anos ou mais na condição de analfabetismo.