Renan Calheiros quer reabertura de inquéritos da CPI da Covid para sair das sombras

15 de março de 2024 às 12:06
Movimentação

Foto: Reprodução/ Evaristo Sá/AFP

Por Redação

 

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) fez um pronunciamento através das redes sociais na última terça-feira (12), anunciando que a cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid planeja solicitar à Procuradoria-Geral da República (PGR) a reabertura dos inquéritos que foram arquivados. Calheiros, figura proeminente na CPI, indicou que o pedido formal será apresentado em 20 de março.

De acordo com as declarações de Calheiros, o arquivamento de inquéritos que continham "provas robustas" contra o governo de Jair Bolsonaro foi realizado por Augusto Aras, ex-procurador-geral da República. 

Nos bastidores políticos de Brasília, o movimento de Calheiros está sendo interpretado como um sinal de desespero, especialmente após o senador não ter alcançado a proeminência esperada na CPI da Braskem, inclusive ficando de fora de cargos importantes na mesa diretora da comissão.

Enquanto isso, o governo Lula parece ter relegado a CPI da Covid ao passado, concentrando-se em outras questões políticas. No entanto, Calheiros demonstra uma determinação em reviver os inquéritos arquivados, possivelmente como uma estratégia para manter sua relevância política e evitar que ele próprio, ou aliados, se tornem alvos das investigações na que investiga a mineração em Maceió.