Aumento de casos de síndromes gripais em crianças preocupa especialistas

15 de março de 2024 às 10:46
Saúde

Foto: Reprodução/ TV Farol

Nesta quinta-feira (14), em entrevista à TV Farol a medica pediatra, Érica Didier falou sobre o aumento de casos de Síndromes gripais em crianças, e deu detalhes de como as instituições estão tratando do assunto. Uma novidade, é que a Fiocruz vai adiantar a aplicação das vacinas contra a gripe em crianças e adultos. No dia 25 de Março, as vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde. Com o intuito de frear esse crescimento de casos. 

A médica pediatra falou sobre algumas causas desse aumento, como as aglomerações, e descuido com a higiene, são as principais causas. Com a volta às aulas as crianças estão mais expostas a essa possibilidade.

Érica ainda deu dicas para a minimizar os casos, como prevenção, tendo uma boa alimentação, hábitos saudáveis de sono, além de tomar as vacinas em dia.

Diferença entre resfriado e gripe

O resfriado tem gravidade baixa e sintomas mais brandos. Os sintomas comuns são coriza; espirros; febre baixa; e tosse. Já a gripe, que afeta o sistema respiratório como um todo, apresenta sintomas mais graves. É comum o paciente apresentar cansaço; coriza; dor de cabeça; dor no corpo intensa; dor de garganta; febre alta; e tosse.

 

 

Por Redação