'O Ninho' recria incêndio com cenas reais e dramatização: 'Cuidado gigante'
Por UOL
A Netflix lança nesta quinta-feira (14) o documentário "O Ninho: Futebol & Tragédia", sobre o incêndio no centro de treinamento do Flamengo que matou dez crianças em 2019. Baseada em uma ideia original do UOL e com produção da Fábrica, a série tem três episódios.
Pedro Asbeg assina a direção. Ele já tem no currículo outras produções sobre futebol, como "Democracia em Preto e Branco", que revê a relação Corinthians, política e rock'n'roll, e "Geraldinos", em que conta quem eram os torcedores da geral do Maracanã.
Em "O Ninho", Asbeg expõe o sofrimento dos familiares das vítimas e sua luta por justiça, além de revelar o futuro de sobreviventes e reunir depoimentos de testemunhas, jornalistas e personalidades do futebol.
O documentário traz cenas reais do incêndio misturadas a dramatizações. Em entrevista a Splash, Asbeg diz que esse recurso foi necessário para aproximar e emocionar o espectador.
"O que a gente tinha [de imagens do incêndio] foi usado. Filmagens dos vizinhos, de helicóptero depois do incêndio, imagens de câmera de segurança. Mas a gente precisava ter mais força, mais impacto", explica.
As encenações, porém, passaram por um crivo ético e estético rigoroso, e a produção decidiu não incluir algumas informações na série, como depoimentos de testemunhas que presenciaram o incêndio e detalhes de documentos do IML.