Filho do prefeito de Penedo será ouvido na CPI da Braskem por suposta negligência enquanto diretor do IMA

12 de março de 2024 às 12:20
Investigação

Foto: Reprodução/ redes sociais

Por redação 

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem se reúne nesta quarta-feira (13) para ouvir os depoimentos de especialistas em monitoramento e fiscalização, entre eles Gustavo Ressurreição Lopes, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas desde 2015.

O IMA é responsável pela avaliação e liberação de licenciamentos ambientais, tema crucial para a investigação da CPI. Os senadores querem saber quais foram documentos apresentados para que as licenças fossem dadas. E porque não havia nenhum tipo de fiscalização.

A convocação foram proposta pelos senadores Rodrigo Cunha (Podemos-AL), Otto Alencar (PSD-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE), relator da CPI. Esta será a quarta reunião dedicada a oitivas, focando em técnicos e integrantes de órgãos especializados.

A CPI investiga a relação da Braskem com o afundamento do solo em bairros próximos às minas de sal-gema da empresa. As consequências sociais e ambientais da mineração na região, que registra abalos e tremores desde 2018, também estão sob análise. A CPI tem prazo inicial de funcionamento até 22 de maio, podendo ser prorrogado.