Nova espécie de lesma marinha é descoberta no Reino Unido
Uma nova espécie de lesma marinha foi descoberta no sudoeste da Inglaterra e capturada para estudos por um navio de pesquisa. O artigo com a descoberta foi publicado na revista científica Zoosystematics and Evolution. A criatura pertence a um grupo encontrado em águas mais quentes, que pode estar migrando para o norte devido às mudanças climáticas. Ela foi batizada de Pleurobranchaea britannica.
A nova espécie apresenta guelras emplumadas distintas, em um lado do corpo, e não possui esporão na cauda, como outras espécies. Seu corpo é oval, com manto rugoso, formando polígonos irregulares delimitados por sulcos rasos. Sua cor de base é translúcida, com uma minúscula pigmentação creme a ocre. Manchas brancas opacas podem aparecer espalhadas irregularmente por todo o manto.
Ross Bullimore, do Cefas (Centro de Ciência do Meio Ambiente, Alimentação e Aquicultura) do Reino Unido, fez a descoberta. Cerca de 100 lesmas marinhas diferentes são encontradas nos mares da Grã-Bretanha e da Irlanda, mas ele soube imediatamente que se tratava de algo especial. "Foi como se uma lâmpada se apagasse", disse ele.
Apesar do seu tamanho diminuto (até 5 centímetros de comprimento), as lesmas do mar são um tipo de molusco marinho predador de topo, que ocupa uma posição chave na cadeia alimentar.
Fonte: Uol/Revista científica Zoosystematics and Evolution