Guardiola revela à ESPN próximo passo na carreira e abre portas até para seleções da América do Sul
O próximo passo da carreira de Pep Guardiola está definido: treinar uma seleção. E isso quem diz abertamente é o próprio técnico.
Em entrevista exclusiva à ESPN, o espanhol confirmou a vontade de viver a experiência de dirigir uma equipe nacional. Mas isso só quando sua passagem pelo Manchester City chegar ao fim. Guardiola tem contrato com o atual tricampeão da Premier League até junho de 2025 e, na esteira da saída de Jürgen Klopp do Liverpool, falou até da possibilidade de prorrogar o vínculo por mais tempo.
Mas na cabeça do espanhol está certo que, quando o trabalho em Manchester chegar ao fim, o futuro será em uma seleção. E a quem está curioso: Guardiola não citou nomes e se mostrou aberto a treinar "quem o quiser", sem destacar até equipes fora da Europa.
"Não sei quem me quer (risos). Para trabalhar em uma seleção, é preciso que ela te queira, como os clubes", falou o treinador, para depois completar sobre o desejo.
"Quando comecei, não pensava em ganhar as ligas, ser campeão da Champions. Pensava: se tenho trabalho, tudo bem. Gostaria de ter a experiência de viver uma Copa do Mundo, uma Eurocopa, uma Copa América, o que seja. Gostaria de vivenciar isso. Não sei quando, daqui cinco, dez, 15 anos, mas gostaria de disputar uma Copa como treinador", cravou Guardiola.
O treinador já teve seu nome ligado a seleções no passado, entre elas o Brasil. Guardiola chegou a ser sondado nos bastidores sobre a possibilidade de assumir a "Amarelinha", mas as conversas nunca foram oficiais. Ele também foi ventilado pela Inglaterra, muito por conta do sucesso no país.
O técnico iniciou a carreira em clubes em 2007, no comando do Barcelona B, e foi alçado ao comando do time principal no ano seguinte. De lá para cá, foram quatro temporadas pelo Barça, em que levantou 14 títulos, outros três anos completos no Bayern de Munique e, desde 2016, o trabalho mais longevo, no Manchester City.
Na Inglaterra, Guardiola conquistou 16 troféus, entre eles cinco edições da Premier League, uma Champions League e o Mundial de Clubes.
Fonte: Portal ESPN (www.espn.com.br)