Unidade de saúde na Serraria promove atividade artística com usuários
Por Secom Maceió
A Unidade Básica de Saúde (UBS) José Tenório, localizada na Serraria, iniciou nessa quarta-feira (17) o Happy Hour da Saúde, iniciativa que surgiu do grupo de idosos como forma terapêutica, com o objetivo de promover e dar visibilidade aos usuários que possuem talentos artísticos.
A ação colaborativa partiu dos próprios usuários que participam do grupo de idosos, recém formado, articulada com os profissionais de serviço social da unidade. A fim proporcionar um espaço de interação e valorização dos talentos, a equipe multiprofissional pretende promover saúde através das habilidades artísticas dos participantes. A primeira atividade desenvolvida, foi marcada por musicalidade. José Pontes, que faz parte do grupo de idosos, fez uma apresentação musical e interagiu com os usuários presentes.
A gerente da UBS José Tenório, Thyone Assunção, destacou os benefícios da atividades interativas e artísticas para usuários da terceira idade e os demais público que buscam saúde.
“Essas ações que trazem arte e principalmente a música como proposta de promoção à saúde, colabora para o resgate da autoestima, interação social, além de prevenir doenças psicossomáticas, melhorando a saúde emocional, além de sensação de visibilidade para este público que muitas vezes se sentem invisibilizados", destaca.
A proposta articulada colaborativamente pelos usuários do grupo de idosos e os profissionais da unidade tem como intuito firmar nas quartas-feiras uma sala de espera de apresentações artísticas, resultantes dos encontros e reuniões, para ampliar a metodologia terapêutica e também ser um momento de bem-estar para os talentos descobertos.
“A promoção de saúde na UBS é um compromisso com a população, a fim de conscientizar, tratar e prevenir doenças com estratégias lúdicas, artísticas e de atividade física. Temos a finalidade de evidenciar e fortalecer a saúde mental, fisiológica e social dos usuários, de modo a cuidar de quem mais precisa. As atividades que envolvem dinâmica, e gera maior interação, motiva e aproxima a população, além de aumentar o interesse de buscar cuidados”, finaliza Thyone Assunção, gerente da UBS José Tenório.