Conheça Eris, a nova variante da Covid-19 que é altamente infecciosa

17 de agosto de 2023 às 11:38
Variante Covid-19

Foto: REPRODUÇÃO/NATIONAL INSTITUTE OF ALLERGY AND INFECTIOUS DISEASES

Segundo um artigo publicado no último dia 15, na versão norte-americana da National Geographic, a Eris cujo nome científico é EG.5, trata-se de uma variante descendente de XBB, subvariante da Ômicron. Sendo altamente infecciosa, a nova variante foi localizada pela primeira vez em 17 de fevereiro de 2023 na Indonésia, mas só foi designada como uma variante sob monitoramento a partir de 19 de julho de 2023. A Organização Mundial da Saúde (OMS), avaliou a variante como preocupante, de risco inicial em uma publicação em 9 de agosto deste ano.

Somente até 7 de agosto de 2023, a OMS detectou casos de coronavírus com a cepa Eris em 51 países. A maioria dos casos estão na China (2247 casos). Mas a OMS diz que, globalmente, a Eris tem se espalhado rapidamente. Durante a semana epidemiológica 29 (17-23 de julho de 2023), a prevalência global da EG.5 foi de 17%.

Eris, é uma subvariante da Ômicron:

EG.5 pertence ao ramo XBB da variante Ômicron. Os vírus XBB são variantes de disseminação mais rápida do Sars-CoV-2, com o poder de superar a imunidade obtida com a vacinação ou infecções avançadas de subvariantes anteriores do vírus.

A Eris difere da subvariante Ômicron por causa de uma "mutação adicional de aminoácidos F456L na proteína spike", informa a OMS. Quando a spike se liga aos receptores da proteína ACE2 nas células humanas, o vírus pode entrar na passagem nasal e nos pulmões humanos, esclarece a agência.

 

Fonte: National Geographic/OMS