Ação contra a dengue promove mutirão de coleta de pneus inservíveis em Maceió
Por Secom Maceió
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promove, nesta quarta-feira (16), das 8h às 14h, o “Dia D dos Pneus”, uma nova ação do Programa Maceió Unida Contra a Dengue – para educar e orientar – com informações, orientações e coleta de pneus em borracharias de quatro regiões da capital alagoana.
O mutirão terá como ponto de concentração a Praça da Faculdade, no Prado, a partir das 8h. E seguirá, em paralelo, com pontos de apoio nas seguintes áreas da cidade:
• 1º DS – Praça do Santo Eduardo (Poço)
• 2º DS – Praça da Faculdade (Prado)
• 2º DS – Praça Padre Cícero (Vergel)
• 6º DS – Praça Padre Cícero (Benedito Bentes)
• 7º DS – Praça Padre Cícero (Osman Loureiro)
A atividade, coordenada pela Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos (GDTVAP) da SMS, será realizada em duas etapas – 16 e 22 de agosto – intensificando, junto a esses estabelecimentos, as ações de educação em saúde relacionadas ao descarte de pneus inservíveis, para o controle e a redução da transmissão da dengue, zika e chikungunya em Maceió.
“Ainda estamos atravessando um período de aumento do número de casos, nessa época de chuvas, na qual há uma grande oferta de criadouros para proliferação do Aedes agypti, mosquito transmissor dessas arboviroses, daí a necessidade de reforçar os cuidados para evitar o armazenamento e descarte irregular desse material, que geram inúmeros riscos à saúde da população”, frisou a gerente da GDTVAP da SMS, Carmem Samico.
No mutirão de coleta, a SMS contará com a parceria da Vigilância Sanitária Municipal e o suporte das secretarias municipais de Segurança Cidadã (Semscs), de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) e da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Alurb). O trabalho operacional da SMS será desenvolvido pelas equipes da GDTVAP, fiscais da Visa de Maceió e agentes de combate às endemias.
Além da abordagem direta nas borracharias e recolhimento de pneus inservíveis, o grupo de trabalho também fará a orientação ambiental e fiscalização – conforme determina a Resolução Conama N° 416/2009 – incentivando junto aos estabelecimentos a conduta da logística reversa, que reforça a destinação ambientalmente correta e o reaproveitamento desse material por grandes indústrias. Toda a região do entorno desses locais também será alvo da ação.
“Conscientizar os proprietários das borracharias e a população em geral sobre os riscos do armazenamento inadequado ou do descarte irregular é fator fundamental para todos os órgãos envolvidos nessa ação, e é por isso que ela será realizada simultaneamente nas várias áreas da cidade”, destaca Carmem.