Apagão teria começado em subestação próxima a hidrelétrica Belo Monte, no Pará

15 de agosto de 2023 às 14:35
Apagão no Brasil

Foto: Divulgação

Por redação com o Globo

Integrantes do Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS) afirmam que, pelas informações preliminares, o apagão desta terça-feira (15) em praticamente todo o Brasil teria começado na Subestação Xingu, que fica na cidade de Anapu (PA), a menos de 20 quilômetros da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA). É isso que está sendo investigado.

Essa subestação recebe energia da usina de Belo Monte, faz o tratamento técnico da energia e distribui a eletricidade para o restante do Brasil. De lá, por exemplo, sai uma extensa linha de transmissão que leva energia para o Rio.

Não necessariamente se trata de uma falta de energia, mas uma falha operacional que faz a subestação parar de funcionar.

Com isso, foram desligados duas grandes linhas de transmissão de Belo Monte, ocasionando uma falha em cascata. Como o sistema elétrico é inteiramente interligado, uma falha grande no Norte causa um efeito generalizado.

Na sequência, houve uma falha na interligação da rede de transmissão entre Nordeste e Sudeste, em um circuito instalado em Imperatriz, no Maranhão. Também houve problemas na usina de Tucuruí (PA), que fica ali próximo.

Com a interrupção de Imperatriz, o Nordeste e o Norte deixaram de mandar energia para o restante do Brasil. Como essas regiões estavam "exportando" energia naquele momento — para o Sudeste —, o restante do país foi atingido.

No Sudeste/Centro-Oeste, que não gerava energia suficiente para atender toda a demanda, houve acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), que derruba automaticamente o fornecimento de energia em localidades para evitar sobrecarga.