Argentinos vão às urnas para definir candidatos à presidência neste domingo

13 de agosto de 2023 às 08:08
Hermanos

Foto: Luis Robayo/AFP

Os argentinos vão escolher neste domingo (13) seus candidatos à presidência nas primárias, que funcionam como uma prévia das eleições de outubro deste ano. Mais uma vez, um governo peronista vai enfrentar nas urnas a oposição de direita, com uma novidade: um candidato que se posiciona contra todos os outros e diz ser liberal e antissistema. Entenda a importância das primárias na Argentina.

O que esta votação decide?

As primárias são realizadas na Argentina desde 2009. Mas esta é a primeira vez em que os eleitores das coalizões mais importantes, a governista Unión por la Patria (União pela Pátria, peronistas) e a opositora Juntos por el Cambio (Juntos pela Mudança, centro-direita), deverão escolher entre dois nomes, já que nas eleições anteriores disputaram com um candidato único.

No Unión por la Patria, é tido como certo que o ministro da Economia, Sergio Massa, terá a indicação no lugar do líder de movimentos sociais Juan Grabois. "Massa vai ganhar sua eleição interna. Isso é importante para ele, mas não muda nada", avalia o analista político Carlos Fara. "A grande incógnita é quem será escolhido entre Larreta e Bullrich. É uma eleição com final em aberto e esse resultado vai definir o novo cenário eleitoral", afirma o analista político Carlos Fara.

Como terceira força aparece o candidato liberal e de extrema-direita Javier Milei, sem concorrente dentro de seu partido, o Libertad Avanza (Libedade Avança). Ainda assim, será vital para Milei obter uma alta votação e confirmar sua relevância.

Fonte: Portal R7 (www.r7.com)