Semed divulga finalistas para etapa municipal do concurso de merendeiros
Depois da fase de preparação e produção de receitas saborosas, a Comissão Organizadora do Concurso de Merendeiros selecionou três pratos que concorrerão a uma vaga na etapa municipal, prevista para o dia 23 de agosto, a partir das 13h, na Escola Municipal Kátia Assunção Pimentel, localizada no Jacintinho.
Esta é a 5ª edição do Concurso de Merendeiros, uma iniciativa do Sebrae Alagoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Embrapa, Governo Federal, Senac e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
A receita que representará Maceió na semifinal (etapa regional metropolitana), que ocorrerá em outubro, sairá da disputa entre as finalistas que são das escolas Nise da Silveira, Dom Antônio Brandão e Dom Miguel Fenelon, classificadas da rede municipal. A vencedora desta etapa ganhará um prêmio de R$ 500 e irá à etapa semifinal da região metropolitana, que ocorrerá em outubro.
As protagonistas das receitas classificadas para etapa municipal são as merendeiras : Ariane Rafaelle, Maria José Silva de Araújo e Maria Cícera de Melo Silva, respectivamente das escolas municipais Nise da Silveira, Dom Miguel Fenelon e Dom Antônio Brandão.
Estão na disputa as receitas: Caldo César Augusto, de Ariane Rafaelle; Risoto de Frango com Carne de Jaca Verde e Legumes, de Maria José; e Peixe com Crosta de Castanhas ao Molho de Abóbora e Azeite de Coentro, da merendeira Maria Cicera.
Os três pratos selecionados serão preparados na hora, para apreciação e degustação dos jurados. Participarão da escolha da receita desta etapa, como jurado técnico, um chefe de cozinha e um nutricionista e um voto popular composto por cinco alunos da rede municipal.
A coordenadora do setor de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, Ana Denise Gouvêa, explica que alimentos ultraprocessados não são utilizados nas receitas. “Elas são feitas com produtos da agricultura familiar, há uma utilização integral dos alimentos e precisa ser facilmente multiplicada na rede. Para isso, as merendeiras precisam seguir as recomendações do edital para a preparação dos pratos”, ressalta ela.
A idealizadora da receita de Peixe com Crosta de Castanhas ao Molho de Abóbora e Azeite de Coentro, Maria Cícera, conta que a elaboração da receita foi pensada em algo que incluísse itens da agricultura familiar e pudesse ser multiplicada nas escolas. “Focamos em algo pertencente à agricultora familiar, uma vez que são alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, como também foi pensando em produzir receitas que pudessem ser inseridas no cardápio escolar. O prato leva abóbora, que deu um sabor especial, uma vez que é um alimento muito rico em nutrientes, e por fim a castanha veio para dar um paladar visual”, disse ela.
A merendeira, que atua há 27 anos na rede e já trabalhou tanto com a educação infantil, como ensino fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), explica que, apesar de Alagoas ser um Estado rico em frutos do mar, ainda há muitas resistências ao peixe. “O alunado precisa de muitos nutrientes e de uma alimentação que traga desenvolvimento, mas apesar do acesso ao peixe, ainda há muitas resistências e para mudar isso pensamos em elaborar uma receita que colocasse o peixe como principal elemento”, afirma.
Os ingredientes escolhidos pela merendeira Maria José, da Escola Municipal Dom Miguel Fenelon, para o preparo da receita foi pensando em simplicidade, acessibilidade e que pudesse oferecer uma variedade de sabores e cores em um só prato.
Fonte: Ascom Semed