PT confirma candidatura à prefeitura de Maceió e cria mal-estar na Federação com PV e PC do B
Por redação
A confirmação feita pelo diretório estadual do PT de que a legenda Lulista terá candidatura própria à prefeitura de Maceió, em 2024, causou um verdadeiro um mal-estar entre lideranças políticas dos outros partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança: PV e PC do B.
A decisão, sem consultar siglas aliadas, poderá provocar um racha no grupo político liderado pela família Calheiros e dificultar a composição de chapas proporcionais e majoritárias, interferindo diretamente nas projeções para o tempo na propaganda eleitoral gratuita.
A expectativa era de que houvesse uma divisão de siglas numa ampla frente de oposição ao prefeito JHC (PL), com pelo menos três candidaturas majoritárias: MDB, PT e PDT. Siglas como PSB, PSD, Solidariedade, Republicanos, Psol, Rede e outros indicariam o vice nessas chapas.
Agora, uma movimentação está sendo feita pelos líderes de outras legendas para isolar o PT. Principal nome da legenda Lulista no Estado, o deputado federal Paulão já estaria empenhado em pedir uma intervenção do senador Renan Calheiros (MDB) para evitar o “racha”.