Lago no Canadá pode marcar o início do atual período geológico da Terra
Um grupo de cientistas afirma que pode ter encontrado o local que marca o início da época conhecida como Antropoceno, considerado o período mais recente da Terra. Uma equipe internacional de pesquisadores do Anthropocene Working Group (AWG) afirma que o Lago Crawford é o local que apresenta o início do período mais recente do planeta.
A região foi catalogada como uma Seção e Ponto de Estratotipo de Fronteira Global (GSSP) para o Antropoceno, ou seja, um ponto de referência internacional para apresentar o local de início do novo período geológico. Os cientistas coletaram amostras básicas de diferentes elementos da natureza em todo o mundo, como recifes de corais e mantos de gelo, e as mandaram para análises nos laboratórios Radioanalíticos da Universidade de Southampton no Centro Nacional de Oceanografia em Southampton, no Reino Unido.
De acordo com o secretário do AWG, Dr. Simon Turner, foram encontrados sedimentos na região que fornecem dados sobre a última mudança ambiental da Terra. A partir de uma análise detalhada, eles encontraram mudanças sazonais na química e ecologia da água, um processo que criou diversas camadas que mostram detalhes do Antropoceno. “É essa capacidade de registrar e armazenar com precisão essas informações como um arquivo geológico que pode ser comparado às mudanças ambientais globais históricas que tornam locais como o Lago Crawford tão importantes. Um GSSP é usado para correlacionar mudanças ambientais semelhantes vistas em outros locais em todo o mundo, por isso é fundamental ter um registro robusto e reproduzível neste tipo de localidade”, disse o Dr. Turner, em comunicado oficial.
Antropoceno já começou?
O objetivo principal das análises é buscar por marcadores da influência humana no meio ambiente; por exemplo, a presença de plutônio sugere a confirmação de um tipo de presença única deixada pela humanidade no meio ambiente.
Outros marcadores geológicos da ação humana incluem as altas concentrações de chumbo, fibras e fragmentos de plásticos, entre outros. Apesar dos novos dados, é importante destacar que muitos especialistas da comunidade científica discordam sobre quando o período Antropoceno começou e se a influência humana realmente criaria um impacto tão grande para criar uma nova era geológica. A partir de agora, os dados serão apresentados para a Comissão Internacional de Estratigrafia (ICS) e uma equipe responsável decidirá se o Antropoceno é a nova era geológica da Terra.
“Na natureza, o plutônio está presente apenas em quantidades vestigiais. Mas no início da década de 1950, quando ocorreram os primeiros testes de bombas de hidrogênio, vemos um aumento sem precedentes e depois um pico nos níveis de plutônio em amostras de núcleo de todo o mundo”, disse o associado do AWG, Andrew Cundy, e presidente de Radioquímica Ambiental da Universidade de Southampton.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos relacionados ao meio ambiente e mudanças climáticas aqui no TecMundo e aproveite para saber também sobre, a nova pesquisa que explica o buraco de gravidade do Oceano Índico.
Fonte: Site Tecmundo (www.tecmundo.com.br)