África do Sul marca no último lance, vence Itália por 3 a 2 e conquista classificação histórica
A África do Sul não tinha vencido uma partida sequer em um torneio de alcance mundial, como Olimpíada ou Copa do Mundo. Mas a primeira vitória veio no momento mais apropriado. Em jogo disputado no Estádio Regional de Wellington, em Wellington/NZL, a equipe sul-africana superou a Itália por 3 a 2. Orsi (contra), Magaia e Kgatlana marcaram os gols das Banyana Banyana, enquanto Arianna Caruso assinalou os tentos da Squadra Azzurra. Com o resultado obtido na terceira rodada do Grupo H, a equipe garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina de Futebol A partida começou bem equilibrada, com as equipes sem finalizar. Até que a bola parada abriu o placar.
Aos nove minutos, Dhlamini calçou Beccari por trás e a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, Caruso bateu no canto direito de Swart e colocou as italianas em vantagem. Ficar atrás no marcador colocou as sul-africanas mais presentes no campo ofensivo. E veio o empate em um lance bizarro. Aos 31 minutos, a zagueira Benedetta Orsi recuou para a goleira Francesca Durante, mas não viu onde estava a arqueira e exagerou na força do passe. Gol contra bisonho e empate.
No segundo tempo, a África do Sul apareceu mais animada, com melhor desempenho, mais presente no campo ofensivo. Com a necessidade de vencer para buscar a classificação, a virada veio aos 23 minutos. Kgatlana recuperou a posse de bola no lado esquerdo e acionou Magaia. A meia dominou na área e bateu cruzado, sem chances de defesa para Durante. Mas a comemoração durou poucos minutos. Aos 28, Giugliano cobrou escanteio da esquerda, Girelli escorou na primeira trave e Caruso marcou o segundo dela, o segundo da Itália.
O gol colocava a Sqaudra Azzurra na próxima fase, mas a partida permaneceu aberta até o fim. A virada italiana quase veio, mas Swart salvou à queima-roupa finalização de Girelli. Mas o atrevimento das sul-africanas colocou a equipe na próxima fase. Aos 46 minutos, Seoposenwe recebeu na esquerda e acionou Magaia. A meia escapou de duas marcadoas, entrou na área e rolou para Kgatlana fazer o gol mais importante da seleção feminina em todos os tempos.
Com o resultado, a África do Sul terminou na segunda posição do Grupo G, com quatro pontos g 2023.
Fonte: Portal Terra (www.terra.com.br)