Sobrinho de Renan Calheiros convoca reunião para “decidir” sobre acordo entre Maceió e Braskem
Por redação
O sobrinho do senador Renan Calheiros (MDB), Olavo Calheiros Neto, prefeito de Murici e presidente da Associação Metropolitana de Maceió, que compreende 13 municípios, convocou uma reunião, em caráter extraordinário, para que o colegiado “adote posição sobre o acordo de R$ 1,7 bilhão, celebrado entre a prefeitura da capital e a Braskem, homologado pela Justiça Federal.
A reunião está prevista para o próximo dia 17 de agosto e foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira, 27 de julho. O objetivo da convocação é analisar o acordo e deliberar providências que os municípios afetados pela mineração poderão tomar. É de ressaltar que essa associação só decidiu agora, após o acordo entre Maceió e a Braskem, a “lutar” também pela indenização desses municípios.
Em nota, a Prefeitura de Maceió diz que “firmou, na semana passada, o maior acordo de reparação de danos do estado, no valor de R$ 1,7 bilhão, para amparo às vítimas do afundamento dos bairros e execução de obras estruturantes no município. O acordo com a Braskem, homologado pelo juiz da 3ª Vara Federal em Alagoas André Luís Maia Tobias Granja, limitou-se, exclusivamente, à área situada no território de Maceió, não impedindo, por óbvio, que o estado de Alagoas ou mesmo outros municípios, que se sintam prejudicados pela tragédia, busquem seus direitos na Justiça”.