Cabo Bebeto repudia tentativa de Paulo Dantas de vetar acordo indenizatório de Maceió com Braskem

27 de julho de 2023 às 15:01
Polêmica

Foto: Reprodução

Por redação

O deputado estadual Cabo Bebeto (PL) utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira (26) para criticar o governador Paulo Dantas (MDB), que acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) com o objetivo de vetar o acordo entre a Braskem e a prefeitura da capital.

Em tom de protesto, o parlamentar destaca que o executivo estadual seria o "único em toda a história do Brasil" que vai contra um município ser indenizado por crimes ambientais, neste caso se referindo ao afundamento do solo causado pelas atividades da mineradora. O acordo realizado entre a empresa e a prefeitura de Maceió deve garantir R$1.7 bilhão em indenização para a capital e moradores pelo crime cometido pela Braskem.

"O governo de Alagoas é o único, em toda a história do Brasil, que é contra um município ser indenizado por crime ambiental. Maceió fechou um acordo de R$ 1,7 bilhão para obras e amparo às vítimas da Braskem, mas o Executivo Estadual quer impedir que Maceió receba esse direito", escreveu o deputado.

O parlamentar se referiu ao encontro do governador alagoano com o presidente do órgão na quarta-feira, onde ambos discutiram a possibilidade de vetar o acordo.

Além do Cabo Bebeto, internautas maceioenses também engajaram na fala do parlamentar e repercutiram o assunto.

"Se o Brasil fosse um país sério Renan filho pegaria prisão perpétua diante dos contratos fraudulentos de brk e braskem", alegou um dos seguidores, comentando sobre a relação do governo estadual com a mineradora e a concessionária de água e esgoto responsável pela Região Metropolitana de Maceió (RMM), que já acumula diversas denúncias por irregularidades na capital.

Um outro internauta também chegou a questionar a ação do governador caso o acordo chegasse a beneficiar financeiramente o governo.

"Será que [Paulo Dantas] ficaria contra se essa verba indenizatória fosse para os cofres do Estado?", questionou.