Rodrigo Cunha relata no Senado Projeto que busca ampliar recursos para tratamento de doenças no coração
Por redação com assessoria
Um dos Projetos de Lei mais importantes do país em prol de avanços nos cuidados e tratamentos para com as doenças do coração tem relatoria do senador Rodrigo Cunha. A proposta (PL 2.620/19) cria o Programa Nacional de Atenção ao Paciente Cardiológico (Procardio).
A intenção do Projeto relato por Rodrigo Cunha é captar e canalizar, por meio do Programa, recursos para a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares, englobando a promoção da informação, a pesquisa e a reabilitação necessária desses pacientes.
“De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardíacas mataram mais de 270 mil brasileiros em 2022, este é um número alto e que precisa de toda nossa atenção. Por isso, estamos trabalhando para trazer melhorias para saúde do nosso povo e salvar vidas e na relatoria do Procardio vamos nos empenhar para garantir mais prevenção, e mais tratamento gratuito para quem é acometido de cardiopatias”, afirmou Cunha nesta quarta-feira (26)
O Procardio faculta aos contribuintes, na qualidade de incentivadores, a opção de deduzirem do Imposto de Renda os valores doados e os patrocínios diretamente efetuados em prol dessas ações e serviços, previamente aprovados pelo Ministério da Saúde.
Essas doações poderão ser feitas por dinheiro; transferência de bens móveis ou imóveis; comodato ou cessão de uso de imóveis ou equipamentos, além de fornecimento de material de consumo, hospitalar ou clínico, de medicamentos ou de produtos de alimentação.