Terapias pelo SUS garantem qualidade de vida a criança com paralisia cerebral
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) participa ativamente do processo de evolução dos usuários do SUS, portadores de necessidades especiais que residem na capital. Para dar assistência a esse público, a Coordenação Geral de Atenção às Pessoas com Deficiência (CGAPD) desenvolve ações e disponibiliza serviços que contribuem decisivamente na melhora da saúde e qualidade de vida dos maceioenses.
Exemplo de superação em muitos aspectos, Lorena Farias, de 6 anos, é uma das usuárias que recebem os cuidados em saúde ofertados pelo município. A pequena foi diagnosticada com uma cardiopatia rara que não possuía cirurgia para correção, sendo a única alternativa um transplante de coração.
Durante o período de espera pelo procedimento, Lorena teve sete paradas cardíacas e uma paralisia cerebral que afetou a parte motora de seu cérebro. Desde a realização do transplante, a criança tem recebido total assistência da Saúde de Maceió para melhora de sua qualidade de vida.
O atendimento destinado à Lorena é realizado na Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) e inclui terapias com fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Além disso, a pequena também recebe acompanhamento em suas necessidades relacionadas à órtese e prótese.
Larissa Farias, mãe de Lorena, conta, agradecida, sobre como as terapias têm atuado na melhora de sua filha.
“Depois que Lorena iniciou nas terapias temos observado inúmeros ganhos. O controle do tronco melhorou muito; a força nas pernas também. O cognitivo vem evoluindo consideravelmente e, hoje, ela já entende e fala praticamente tudo. Evoluções que só foram possíveis devido às intervenções terapêuticas que fazemos com ela”, enfatizou a mamãe de Lorena.
Fonte: Ascom SMS