EJA: Alunos de Coruripe contam curso de qualificação extracurricular
Por redação com assessoria
Coruripe sempre investindo e saindo na frente dos outros municípios no quesito educação pública de qualidade. Alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) além das disciplinas tradicionais, contam com um reforço na carga horária. O Qualifica EJA oferece cinco cursos de empreendedorismo na grade curricular.
Criado em 2022, o Programa Qualifica EJA oferta de forma totalmente gratuita cinco cursos aos matriculados: Culinária. Gestão de Salão de Beleza, Informática, Eletrônica e Artesanato. As capacitações foram inseridas na grade curricular por intermédio da própria Secretaria de Educação de Coruripe. E tudo é custeado pelo município, sendo mais uma iniciativa pioneira na educação.
“Pensando em dar oportunidade aos estudantes que não puderam frequentar a escola em idade regular, por uma diversidade de necessidades, pensamos enquanto Secretaria de Educação ofertar cursos que venham colaborar com a vida deles. Cursos que possam contribuir não apenas em empreender, e sim, que possam colaborar com o cotidiano da vida. O legal é que muitas das vezes há uma troca de experiências, reconhecimento de saberes, onde o aluno compartilha o que já aprendeu ao longo da vida. Isso acontece principalmente com os cursos de Culinária e Eletrônica. Este ano houve depoimentos de alunos que conseguiram emprego em processos seletivos, devido os cursos estarem com certificados. Os cursos são importantes para os alunos, pois promovem um despertar de ideias e sonhos que estão adormecidos. Além de despertar o cooperativismo, dinamismo e a criatividade”, enfatizou a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Patrícia Ramalho.
A ideia de ofertar os cursos aos alunos do EJA em Coruripe partiu da própria administração. Tudo sem o envolvimento dos Governos Federal e Estadual. Os custos dos cursos são arcados pela Secretaria de Educação de Coruripe. Os alunos matriculados nas 14 escolas que atendem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) além das disciplinas que compõem a grade curricular, ainda podem passar pelos cursos que os ajudaram a empreender: Culinária, Gestão de Salão de Beleza, Informática, Eletrônica e Artesanato
Josineide de Jesus, 50 anos, dona de casa e aluna da Escola Maria Rocha Santos Silva está participando da oficina de artesanato e diz está despertando sua imaginação. “Sempre gostei de artesanato e no dia da escolha do curso para escola Maria Rocha era esse que eu queria foi bom porque foi o que a turma preferiu. Além de aprender as matérias que a gente tem que participar no dia a dia da escola, essa exercita a criatividade juntando com assuntos que os professores ensinam. Comecei a fazer essa flor e já imagino um buquê, mesmo cansada com meus afazeres de casa, aqui me sinto bem” destacou.
As aulas começaram segunda-feira (10) e acontecem em 14 escolas da rede municipal de ensino: 1 - Escola Municipal de Educação Básica Maria Rocha Santos Silva; 2 – Escola Municipal de Educação Básica Cláudio Daniel Gama Amorim; 3 – Escola Municipal de Educação Básica Fausto Ferreira Simões; 4 - Municipal de Educação Básica Francisco Amálio Maria; 5 - Municipal de Educação Básica Francisco Araújo Azevedo; 6 - Municipal de Educação Básica Góes Monteiro; 7 - Municipal de Educação Básica Guttemberg Brêda Neto; 8 - Municipal de Educação Básica José de Carvalho Souza; 9 - Municipal de Educação Básica Mont Serrat; 10 - Municipal de Educação Básica Santa Sofia; 11 - Municipal de Educação Básica Santa Terezinha; 12 - Municipal de Educação Básica São Rafael; 13 - Municipal de Educação Básica Santa Ana e 14 - Municipal de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento.
Modalidade EJA
A educação para adultos é o tipo de educação orientada para adultos que não concluíram os estudos do Ensino Fundamental e Médio no tempo escolar. É uma prática em que adultos se envolvem em atividades sistemáticas e sustentadas a fim de obter novas formas de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.