Medidas de proteção à mulher somam mais de 1.200, no 1º semestre em Maceió

19 de julho de 2023 às 10:00
SAIBA MAIS

Imagem meramente ilustrativa. Foto: Adobe Stock

Segundo o levantamento da Assessoria Técnica de Estatísticas e Análise Criminal da Polícia Civil, em Maceió, no primeiro semestre deste ano houve 1.223 requerimentos de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) efetivados pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher da capital. Em comparação com o mesmo período de 2022, houve um aumento de 60% nos requerimentos. Em 2022, foram 709 MPUs protocoladas.

As informações foram confirmadas pela delegada Ana Luíza Nogueira, coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), nessa segunda-feira (17). Isso representa, de acordo com a delegada, um número maior de todas as solicitações de Medidas Protetivas de Urgência na capital durante todo o ano de 2022, em que houve 1.130 pedidos de MPUs protocolados no Poder Judiciário.

 “Esse aumento nos pedidos e consequente aumento de produtividade das delegacias especializadas demonstram a eficácia da atuação da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, sobretudo com a criação do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher 24h (NEAM) por determinação do delegado-geral de Polícia Civil, Gustavo Xavier”, disse a delegada.

Desde o funcionamento 24 horas do NEAM foram efetivados 1.315 procedimentos de violência doméstica e familiar, com atuação célere e acompanhamento multidisciplinar.

 

Fonte: Ascom PCAL