'Antes da entrada de JHC não tinha nenhum planejamento para enfrentar o período chuvoso', revela coordenador da Defesa Civil de Maceió

10 de julho de 2023 às 15:55
Chuvas em Maceió

Foto: Reprodução

Por redação

O Coordenador-Geral de Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, fez um balanço sobre as ações da Defesa Civil de Maceió para prevenir e recuperar danos causados pelas chuvas na capital alagoana e elogiou o prefeito JHC (PL). O coordenador comentou sobre as ações realizadas antes e durante o período chuvoso na cidade em uma entrevista concedida ao programa Mobiliza Brasil, na TV Farol, na tarde desta segunda-feira (10).

Durante a entrevista, o coordenador destacou que até o momento, a Defesa Civil da capital obteve sucesso em suas operações, apontando que não houve mortes e que pessoas desabrigadas já foram direcionadas a um dos nove abrigos disponibilizados pela prefeitura.

"Hoje já estamos com mais de mil e oitenta pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em nove abrigos que a prefeitura de Maceió montou, todas sendo assistidas por toda a estrutura da prefeitura", afirmou o coordenador, apontando que algumas dessas pessoas já começaram a voltar para suas casas.

Além disso, Abelardo também destacou que grande parte do sucesso foi em razão do fato que a prefeitura já estava preparada para o período chuvoso através do programa "Previne Maceió", plano de prevenção inédito criado pelo prefeito JHC para acelerar ações de prevenção de danos na capital.

"No momento que acontece o desastre, todas as secretarias sabem o que se deve fazer, sabe o papel de cada uma. Sabe quem é responsável por interditar determinada área, quem é responsável pelo gerenciamento dos abrigos, quem é responsável por fornecer alimentação, quem vai fornecer a limpeza daquele abrigo, quem é que vai trabalhar a parte de saúde nesses abrigo, que vai fazer a logística desses abrigados, quem vai acolher os desabrigados", declarou.

Abelardo ainda destacou o fato que o programa teve início durante a gestão de JHC e que nenhum prefeito anterior teve essa iniciativa.

"Maceió não tinha esse planejamento. É bom lembrar que quando entramos aqui junto ao prefeito JHC em 2021, não tinha nada de planejamento para enfrentar o período chuvoso, nada", disparou.