Semed presta apoio e assistência a mais de 900 pessoas alojadas em unidades escolares
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) disponibilizou, até o começo da noite deste domingo (09), cinco unidades escolares para receber famílias desalojadas e desabrigadas em razão das fortes chuvas que caíram na capital nas últimas 48 horas. Até o momento, são mais de 900 pessoas abrigadas nas cinco unidades e em mais uma escola estadual.
Na Escola Rui Palmeira (Vergel do Lago) estão alojadas 470 pessoas. A Escola Antídio Vieira, no Trapiche, abriga 129 pessoas; outras 60 pessoas estão na Silvestre Péricles (Pontal da Barra); 44 na Higino Belo (Farol); 53 na Escola João Feitosa, no Rio Novo; e 180 na Escola Estadual Padre Cabral, em Fernão Velho.
Além da estrutura física das escolas, a Semed também conta nos locais com equipes de profissionais das áreas pedagógica, de assistência social, auxiliando no cadastro das famílias, infraestrutura e transporte. Três ônibus e um caminhão da frota própria auxiliam no transporte de pessoas e do mobiliário das famílias que tiveram que deixar suas residências.
Na segunda-feira (10), haverá atividades recreativas em geral e pedagógicas, a exemplo de contação de histórias e aulas de pintura, para as crianças abrigadas nas unidades. Para a Escola Rui Palmeira será disponibilizado o ônibus da Biblioteca Móvel, que conta com um acervo de quase 800 livros de gêneros variados, além de obras em braile.
“Estamos alojando essas famílias da melhor maneira possível e organizando atividades para que as crianças não fiquem ociosas, trabalhando em parceria com as equipes de outras secretarias, a exemplo da Defesa Civil, Desenvolvimento Social (Semdes), Saúde e Bem-estar Animal”, explicou Marcelle Telles, chefe de Gabinete da Semed.
A secretária municipal de Educação, Jó Pereira, reforçou a importância desse trabalho conjunto entre várias pastas, para minimizar o sofrimento das famílias que estão sendo atendidas: “Estamos em plantão permanente, com várias esquipes nas escolas, dando suporte não só na parte da estrutura física das unidades escolares, mas também na área pedagógica, com mão de obra e tudo o que for necessário para minimizar os danos sofridos por essas pessoas”.
Acompanhando o atendimento daqueles que estão alojados nas escolas, o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, destacou que é importante que as pessoas afetadas deixem as áreas de risco e acionem a Defesa Civil, no 199, para receberem os atendimentos necessários.