Dia Mundial do Chocolate: conheça os benefícios científicos de consumir o doce

07 de julho de 2023 às 12:18
Dia Mundial

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução Getty Images

É celebrado nesta sexta-feira (7) o Dia Mundial do Chocolate. O doce é o favorito de muitos, e faz parte da rotina da população. A iguaria foi inventada pelos astecas ao fazer uma infusão com as sementes, o chocolate passou a ser difundido pelo mundo em 1528 pelo navegador espanhol Hernán Cortez, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas). Já no Brasil, as sementes de cacau foram trazidas em 1746 e o doce passou a ser consumido pelo país.

Alimento ajuda na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e bem-estar. O chocolate é rico em flavonoides, tipo de antioxidante que melhora o fluxo sanguíneo e previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O doce ajuda, ainda, na redução da pressão arterial, devido suas propriedades vasodilatadoras.

O chocolate também é fonte de energia, por ser rico em carboidratos. Os antioxidantes presentes no doce auxiliam a capacidade cognitiva, assim como a presença de substâncias estimulantes, como a teobromina e a cafeína, melhorando o estado de alerta e o rendimento intelectual. A presença dos antioxidantes ajuda na saúde da pele, pois diminui a sua inflamação.

Vale lembrar, que esses benefícios são decorrentes do consumo de chocolates com a menor quantidade de açúcar em sua composição, muitas vezes com composição de 85% cacau ou mais. Além disso, o chocolate é um alimento calórico e deve ser consumido em pequenas porções.

 

Fonte: R7/Saúde