Bispo Rolando Álvarez volta a ser preso na Nicarágua dois após ser liberado
O bispo católico da Nicarágua Rolando Álvarez, que tinha sido libertado da prisão na noite de segunda-feira (3), voltou a ser preso nesta quarta-feira, de acordo com a agência Reuters.
A libertação do bispo havia sido confirmada por uma pessoa do serviço diplomático. Segundo essa pessoa, havia negociações entre o governo e os bispos católicos do país sobre o futuro de Álvarez, e o prelado estava no complexo episcopal católico da capital.
Essas negociações teriam desandado, e por isso o bispo Álvarez voltou para a prisão.
Expulsão do país
Nas negociações, discutia-se a possibilidade de o bispo ser expulso do país ou enviado ao exílio. Já se dizia que, se Álvarez se recusasse a deixar o país, ele poderia voltar para a prisão. O governo não respondeu aos pedidos de entrevista sobre o caso.
Críticas ao líder do país
Álvarez, bispo da zona rural de Matagalpa e importante crítico do presidente Daniel Ortega, foi preso no ano passado e este ano foi condenado a 26 anos de prisão por traição depois de se recusar a ser transferido para os Estados Unidos.
Os laços formais entre o governo da Nicarágua e o Vaticano foram rompidos este ano depois que o papa Francisco classificou o governo de Ortega como uma ditadura.
A raiz do conflito remonta a cinco anos, quando líderes da igreja foram convocados pelo governo para mediar protestos antigovernamentais que se tornaram violentos com a morte de mais de 300 pessoas.
Fonte: Portal G1 (www.g1.globo.com)