Marcelo Victor quer ampliar poder no judiciário com indicação de Márcio Roberto para desembargador
Por redação
Já não bastasse ser o “poderoso chefão” dos poderes Executivo e Legislativo, o deputado estadual Marcelo Victor (MDB) pretende ampliar sua influência no Judiciário com a indicação do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório, para a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ).
A vaga na Corte será aberta em dezembro deste ano com a aposentadoria compulsória do desembargador José Carlos Malta Marques, oriundo do Ministério Público Estadual (MP). O espaço será aberto através do Quinto Constitucional, dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas dos tribunais brasileiros seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, e não por juízes de carreira.
Os desembargadores Tutmés Ayran e Fábio Ferrário foram os últimos a ingressar no TJ/AL pelo Quinto Constitucional. A expectativa é que Márcio Roberto não tenha dificuldades em ingressar na Corte por conta da sua ligação com o presidente da ALE, Marcelo Victor. O parlamentar deverá ser o principal cabo eleitoral dessa disputa interna.
Caso consolide sua vitória, Márcio Roberto será mais um no Tribunal de Justiça a ingressar no cargo de desembargador com a influência do mesmo grupo político que já comanda o Executivo e o Legislativo. Com isso, o espaço fica aberto para questionamentos a respeito da imparcialidade de parte dos magistrados da Corte quando for necessário tomar decisões que envolvem Marcelo Victor e seus aliados.